Como otimizar seu site para SEO: Dicas práticas
Quer saber como otimizar seu site para SEO? Este artigo fornecerá dicas práticas sobre como melhorar seu ranking nos motores de busca, aumentar a visibilidade e atrair mais tráfego orgânico.
Confira técnicas de otimização de palavras-chave, estrutura de URL, meta tags e muito mais.
Qual a diferença de mídia paga e SEO?
Antes de mais nada é preciso enfatizar que SEO e mídia paga (ou tráfego pago) não são a mesma coisa.
A mídia paga consiste em uma estratégia similar a de um leilão. A empresa compra um espaço para que seu produto seja veiculado para atingir o público-alvo.
Para isso, pode aparecer em diversos formatos, como links patrocinados, anúncios em redes sociais, banners em websites e outros formatos.
Mesmo tendo objetivos de negócio similares ao SEO, como atrair novos leads e aumentar o tráfego, a principal diferença está no tempo. Enquanto SEO é um processo contínuo em que o custo é diluído ao longo do tempo, a mídia paga traz resultados mais imediatos mediante aos valores de investimento.
Tendo em mente essa diferença, vamos entender um pouco mais sobre SEO!
O que é otimização de sites SEO?
Search Engine Optimization ou a famosa sigla SEO, nada mais é do que a otimização de sites para os mecanismos de busca. Em outras palavras, são boas práticas que melhoram a experiência do usuário e visibilidade orgânica do site, aumentando o tráfego e gerando mais autoridade.
Essa é uma estratégia muito utilizada atualmente devido à grande concorrência que o mundo digital possui e, dentre os principais benefícios, pode-se dizer que SEO é uma prática recomendada principalmente quando se busca resultados a longo prazo com custos mais baixos comparado à mídia paga.
Quais elementos você deve otimizar para melhorar o desempenho de SEO?
Quando falamos de SEO, podemos dividir em 4 grandes frentes. Sendo elas: tecnologia, conteúdo, autoridade/reputação e experiência.
Cada uma dessas frentes terá pontos prioritários a depender do modelo do site, hospedagem e outros fatores.
Caso esteja iniciando suas otimizações em SEO, vejamos os pontos prioritários de cada uma delas:
Otimização SEO: Tecnologia
Quando falamos dos pontos de tecnologia em SEO, é preciso pensar no robô do Google e seu funcionamento. Basicamente o Googlebot simula a ação de um usuário em dispositivos (desktop ou mobile). Sendo assim, ele busca fazer uma varredura de todo o site, visitando páginas existentes.
Para que isso ocorra o primeiro passo é garantir que o site esteja indexado, ou seja, que ele esteja visível para o Google. Para conferir, basta digitar no buscador a URL do site e ver se ele aparece nos primeiros resultados.
Rastreamento
O rastreamento do Google funciona basicamente através de um processo em que o robô do Google identifica as páginas existentes no seu site para adicioná-las ao índice do buscador.
Indexação
Já a indexação é quando o Googlebot incluí cada uma dessas páginas em seu índice após elas serem rastreadas. Ao serem adicionadas neste enorme banco de dados também são coletadas informações referente à data, títulos, descrições e dados estruturados.
Otimização SEO: Conteúdo
Ao falar de otimizações em conteúdo SEO existe um direcional presente na estratégia do início ao fim: palavra-chave. Serão elas que irão guiar toda e qualquer produção de conteúdo para o seu site, seja ele um e-commerce, de serviços ou blog.
Estudo de Palavras-chave em SEO
Ao traçar uma estratégia de SEO é crucial que haja um estudo de palavras-chave antes de tudo. Mas afinal o que é esse estudo? Bom, nada mais é do que um planejamento de quais termos serão trabalhados no seu site para melhora de rankings.
O primeiro passo nessa análise é considerar alguns fatores, como:
- qual o nicho que seu site está inserido;
- quais termos a concorrência trabalha;
- qual a dificuldade de posicionamento dessa palavra-chave
- qual a intenção de busca desta palavra-chave
Após isso, é essencial pensar nas formas que esses termos serão trabalhados. No caso de buscas mais comerciais, como em ecommerces, podem ser trabalhadas nas páginas de categorias e nos principais textos como títulos e descrições.
Já no caso de buscas blogposts, entender quais buscas estão relacionadas com essa palavra-chave e trazer conteúdos ricos, mesclando perguntas que as pessoas possuem em relação a esse tema.
A importância das metatags
As metatags nada mais são do que os textos principais que aparecem na página de pesquisas do Google (a famosa SERP). Dessa forma, consistem no título e no breve texto que está presente nos resultados de busca. É através delas que podemos trabalhar as palvras-chave que são essenciais para o seu negócio
Otimização SEO: Reputação e Autoridade
Por fim, em SEO temos uma métrica chamada Domain Authority (DA) que nada mais é do que a autoridade que o domínio possui no seu nicho de atuação.
Essa é uma métrica construída principalmente através da relevância que o site transmite sobre determinado assunto, sendo assim, a melhor forma de conseguir aumentar a Autoridade do seu site é através dos chamados “backlinks”
Backlinks
Os backlinks nada mais são do que linkagens de outros sites para o seu site. Porém, isso não é tarefa fácil, ainda mais para sites que estão iniciando, mas existem algumas dicas para conseguir backlinks de qualidade, como:
- infográficos e conteúdos ricos;
- ações de RP;
- oportunidades de links quebrados;
- guest posts